sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Supremo aprova Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012

Por 7 votos a 4, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (16) que a Lei da Ficha Limpa é constitucional e valerá a partir das eleições municipais deste ano. Com isso, não disputarão eleições por pelo menos oito anos vários políticos brasileiros que renunciaram ao cargo ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça. A decisão alcança casos anteriores à sua existência.
Com a decisão, a Corte decidiu que os condenados em segunda instância da Justiça não podem disputar eleições apesar da possibilidade de serem inocentados posteriormente. Os defensores da ideia advogaram que impossibilidade de candidatura não é pena, e sim pré-requisito. Nesse grupo ficaram o relator, Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio de Mello. Os críticos afirmaram que a Ficha Limpa anularia a presunção da inocência até o julgamento final. Nesse grupo, ficaram Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso. Apesar da divergência, o clima no fim da sessão foi de celebração. "A lei é um avanço. Nossas diferenças são contingenciais", disse Peluso. "No fim da festa todo mundo fica bonito."

Nesta quinta-feira (16), os ministros Marco Aurélio de Mello, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto se somaram a Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Cármen Lúcia na defesa do mecanismo que surgiu de uma iniciativa popular levada ao Congresso. Peluso, Celso de Mello e Gilmar Mendes divergiram do relator e se juntaram em grande parte aos argumentos de Dias Toffoli.

O Supremo ainda terá de decidir se a inelegibilidade se dará a partir da condenação em órgão colegiado ou se apenas depois do julgamento final --nesse caso, o tempo de afastamento da vida pública superaria os oito anos em vários casos.

Voto decisivo

Sergio Lima/Folhapress
Uma pessoa que desfila pela passarela quase inteira do Código Penal, ou da Lei de Improbidade Administrativa, pode se apresentar como candidato?
Ministro Ayres Britto
 
No voto decisivo, o ministro Ayres Britto afirmou que a Lei da Ficha Limpa "está em total compatibilidade" com preceitos constitucionais. Segundo ele, a Constituição brasileira deveria ser mais dura no combate à imoralidade e à improbidade. “Porque a nossa história não é boa. Muito pelo contrário, a nossa história é ruim”, disse. Para o vice-presidente da Corte, o mecanismo visa "mudar uma cultura perniciosa, deletéria, de maltrato, de malversação da coisa pública, para implantar no país o que se poderia chamar de qualidade de vida política, pela melhor seleção, pela melhor escolha dos candidatos, candidatos respeitáveis”.

Crítico da aplicação da lei nas eleições de 2010, o ministro Marco Aurélio mudou de ideia e acompanhou a maioria vencedora, mas não admitiu a aplicação da lei para candidatos que seriam barrados por fatos acontecidos antes da aprovação da lei. "Vamos consertar o Brasil de forma prospectiva, não de forma retroativa", disse. O decano da Corte, ministro Celso de Mello, concordou.


O ministro Lewandowski, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), repetiu que a exigência de moralidade na vida pública deve se sobrepor ao direito individual de ser considerado inocente até palavra final da Justiça. “Nós estamos diante de uma ponderação de valores, temos dois valores de natureza constitucional de mesmo nível”, disse.


No primeiro julgamento da questão, por 6 a 5, o Supremo decidiu que a medida não era aplicável à votação de 2010 por ter sido sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva menos de um ano antes do pleito –o que é vedado pela legislação eleitoral. Desta vez, ao contrário do que ocorreu no início de 2011, Fux votou a favor da aplicação. Weber, que substituiu outra defensora da lei no primeiro julgamento, a ex-ministra Ellen Gracie, também deu seu apoio.


O Supremo voltou a discutir o assunto após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Os três processos que colocaram a vigência da lei em dúvida começaram a ser debatidos em novembro. O primeiro de dois pedidos de vista foi feito por Barbosa, sob a justificativa de que a Corte ainda estava desfalcada de um ministro após a saída de Ellen. Weber só tomou posse neste ano.


A lei pesou sobre vários candidatos já nas eleições de 2010. O mecanismo prevê inelegibilidade para políticos condenados na Justiça, mesmo sem decisão final, e para os que renunciaram ao cargo para escaparem de cassações. Foram os casos do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e dos senadores Jader Barbalho (PMDB-PA) e João Capiberibe (PSB-AP), entre outros.

Histórico

No voto mais esperado do julgamento, a ministra Rosa Weber afirmou que não há empecilho para que um candidato se torne inelegível antes de ser condenado de forma definitiva –exatamente conforme o mecanismo prevê. “A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade que está agora exigir dos poderes instituídos um basta”, afirmou. “Inelegibilidade não é pena. E aqui o foco é a proteção da legitimidade das eleições e da soberania popular.”

Primeiro ministro a votar contra a iniciativa, Dias Toffoli afirmou que a Lei da Ficha Limpa tem a “pior redação legislativa dos últimos tempos”. Foi acompanhado por comentários de enfáticos Gilmar Mendes. “A Corte pode decidir contra a opinião popular. Se não faríamos plebiscito toda hora e alteraríamos a Constituição. A pena de morte seria aprovada. O modelo contramajoritário serve para defender o indivíduo de si mesmo”, disse.


Em seu relatório, lido no ano passado, Fux considerou problemática a aplicação da lei para casos de renúncia com objetivo de evitar cassações, mas admitiu que condenações em órgãos colegiados servem para barrar candidaturas. Depois de pedir vistas, o ministro Joaquim Barbosa endossou o abandono de cargo como critério --esse voto e o do relator ainda dividem o apoio dos defensores da Lei da Ficha Limpa.


Tanto os defensores do mecanismo como Toffoli concordaram em um ponto: a lei não fere o princípio da irretroabilidade --que proíbe imputar crime a fatos ocorridos antes da confecção de uma determinada lei. Divergiram nesse ponto os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Fonte: UOL 

75 comentários:

  1. DIANTE DO QUE FOI ANUNCIADO PELAS EMISSORAS DE TELEVISÃO E DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO,FICA A PERGUNTA: E AGORA QUEM SERÁ O CONCORRENTE QUE VEM PRA PERDER DE ANTONIO? NOSSO AMIGO JOÃO BOSCO NÃO PODERÁ PORQUE A LEI DA FICHA LIMPA DEIXA CLARO QUE SE A PESSOA TEVE PRESTAÇÃO DE CONTAS REJEITADA NÃO PODERÁ SE CANDIDATAR.
    SERÁ QUE LANO VAI PASSAR OUTRO PERRENGUE? OU SERÁ QUE O CANDIDATO VAI SER ALGUÉM MAIS "POPULAR" E QUERIDO COMO FRANCISCO VULGO, "CHICO DE ROLDINO"?
    E AGORA JOSÉ?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk veremos nos próximos episódios da novela Em Granito 2012 é...

    ResponderExcluir
  3. VOCÊS NÃO DIZEM QUE O TAL ANTONIO É BOM DE VOTO, POR QUE ESSA PREOCUPAÇÃO COM JOÃO BOSCO SER OU NÃO SER CANDIDATO? ISSO TUDO É MEDO? FIQUEM TRANQUILOS AFINAL VOCÊS NUM JÁ SE VANGLORIAM QUE SÃO OS MELHORES, QUE O POVO TÁ COM VOCÊS, ENTÃO NÃO SE PROCUPEM DEIXEM DE MEDINHO... AIAIAI PAPAI... TÃO MEDINHO TÃO??

    ResponderExcluir
  4. ESTAMOS ESPERANDO UMA RESPOSTA,ALGO QUE APONTE QUEM SERÁ O CANDIDATO DO PT MAS NUVENS ESCURAS ENCHEM O CÉU DOS PETISTAS DA CIDADE DE GRANITO...O EX-PREFEITO DE GRANITO, JOÃO BOSCO LACERDA NAO ANUNCIOU NADA EM CARATER OFICIAL QUENTO A SUA CANDIDATURA.SEUS ELEITORES,INCERTOS,ACREDITAM NA SUA VOLTA,MAS ELE ANDA EM CAMINHO OPOSTO A LEI DA FICHA LIMPA E ALGO DE CONCRETO COMEÇA A SE FORMAR, NAO SABEMOS QUEM SERÁ O CANDIDATO MAS SABEMOS QUE JOÃO BOSCO NÃO PODERÁ.

    ResponderExcluir
  5. TÃO DESINFORMADOS1NEM SABEM EM QUEM JOÃO BOSCO VAI MANDAR QUE VOTEM,ESSE CURRAL ELEITORAL É UMA GRAÇA,É CADA AMEBA(QUE AS AMEBAS ME DESCULPEM),MAS A GENTE VAI FICARIA MUITO FELIZ DE VER JOÃO CANDIDATO,CONFESSO QUE SEM ELE NÃO É A MESMA COISA POIS VAI SER APENAS UM MASACRE SEM EMOÇÃO.QUE DÓ, MAS ELE NÃO PODE E VOCÊS VÃO TER QUE ENGOLIR OU MUDAR A LEI, COMO QUEIRAM.

    ResponderExcluir
  6. SE EU FOSSE VOCÊS AO INVÉS DE ME PREOCUPAR QUEM VAI SER O CANDIDATO EU ESTARIA ERA TRABALHANDO, FAZENDO ALGO PELO MUNICÍPIO, PQ PRA DESESPERO DE VOCÊS JOÃO BOSCO SERÁ SIM O CANDIDATO DO PT, POIS NÃO TEM IMPEDIMENTO NENHUM. AHHHHH E AS CONTAS DELE, ESSAS FORAM APROVADAS.

    ResponderExcluir
  7. É O BOM DE URNA QUE VEM AÍIII....
    "QUEM NÃO AGUENTAR QUE CORRA,CORRA, CORRA..."

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. "AI QUE DÓ, AI QUE DÓ!AI QUE DÓ O QUE, QUERO VER VOCÊ SOFRER"
    BOTANDO NO DOZE!!!!!!
    12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12

    ResponderExcluir
  10. NA HORA CERTA VOCÊS VÃO SABER!!

    ResponderExcluir
  11. HUMMM..POVO COM HORÁRIOS,MAS SEM RESPOSTAS.
    FRACO FEITO CALDO DE BILA...KKKKKKKKKKKK
    É NISSO QUE DÁ...AGORA AI INVÉS DE QUATRO ANOS VÃO SER OITO,QUE, SOMADO AOS QUATRO DE DR.RONALDO DÁ....DÁAA???
    VOCÊS SABEM SOMAR? VAMOS LÁ,ALGUÉM SABE A RESPOSTA?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. LAVA ESSA FICHA COM MUITO SABAO P VER SE LIMPA!!!CHUPA BABOES DE JB!!!

    ResponderExcluir
  13. JARDIEL E JUNIOR , comprem bastante sabao e detergente para limpar a ficha de jb!!!!

    ResponderExcluir
  14. acho que neto de lieta tambem ja passou pra nosso lado ,abre as portas do seu mercado com apoio de modebas ,neto so vai dar modebas nós vamos colocar no dose, amanhã ele vai anuciar sua volta para o partido do 12.será que o povo modeba vai aceitar?eu não aceito e vcs?

    ResponderExcluir
  15. eita menino granito hj acordou com fogos pela cidade comemorando a nao candidatura de joao bosco, mais so tem uma coisa se ele for candidato soltem tb fogo, agora solte mesmo... pq agente vai soltar mais é na vitoria de outubro. nao se preocupem com qem vai ser ou nao vai ser candidato se preocupem em ganhar !!! so mais 13, sim interessante vc nao falam da pesquisa kkkkk. a meu deus como voces sao bobinhos !!! o home vem ai gente...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. A PESQUISA FOI FEITA PELO GOVERNO DO ESTADO EM TODAS AS CIDADES DO ARARIPE BODOCÓ DANILO COM 48% E BRIVALDO 43% E NO GRANITO JOÃO BOSCO 68% E ANTONIO DE ZUÍTA 25%. FALO PQ TIVE ACESSO A PESQUISA. E DÁ-LHE JB

    ResponderExcluir
  18. Quanto mas vejo esses comentários mas fico horrorizado com incapacidade de algumas pessoas que ao invés de tentar trabalhar para o nosso município ficam querendo por fim da força tentar mancha o nome de um excelente administrador meu caros eleitores por favor Levantem sua bandeira mas com trabalho e compromisso não com baixarias e calunias por que João Bosco já nos mostrou o que é política com honestidade,que é diferente desta politicagem vista hoje com perseguição e calunias que desde que o atual prefeito esta neste Município é visto que a sua preocupação é se JB pode ou não? Isso mostra a incapacidade do mesmo e dos seus seguidores que se tremem ao Falar no futuro de granito que Será João Bosco Lacerda. Eita Que JOão Bosco é mesmo um prefeito inesquecivel o povo treme so de falar o nome dele.. e o HOMEM VEM AII É 13..

    ResponderExcluir
  19. Voce que trabalha na Prefeitura e tem acesso a todos os documentos, seja honesto e divulgue qualquer desvio de dinheiro nas gestões JB, divulgue, divulgue, mas divulgue mesmo.

    ResponderExcluir
  20. QUANDO A CÂMARA ERA MANDADA POR ELE ERA FÁCIL APROVAR CONTAS IRREGULARES MAIS AGORA O BICHO PEGOU, E EU ACHO QUE O HOMEM NÃO VEM MAIS NÃO. VAI SER CANDIDATO ÚNICO É BOM P/ GRANITO SÓ ASSIM PELA 1ª VEZ EM SUA HISTÓRIA UM PREFEITO PODERÁ COMEÇAR SUA ADMINISTRAÇÃO SEM CONTAS ATRASADAS, POIS NÃO HAVERÁ GASTOS DE CAMPANHA, É SÓ CONTINUAR ORGANIZADINHA E EM DIA COMO DR. RONALDO CONSEGUIU COLOCAR EM DIAS.

    ResponderExcluir
  21. É a justiça já está fazendo a limpeza que o povo precisa fazer, esperamos que depois dessa acordem os que não acreditavam e se inludiam mesmo sem ele se declarar candidato pois já estava prevendo isso que ele de bobo não tem nada aliás acho que ultimamente tem dado algumas bobeiras ou não? continuar esperto e bobo somos nós? pois contas reprovadas aí tem ou não? há tá... vai ser uma chuva de 13 passando p o 12 aguardem só permanecerá os bobos ou os espertos???

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. se vc que diz que essa pesquisa foi essa altura para jb, então foi feito em outro municipio, porque o povo de granito casaram dessa panela de jb so va dar em 2012.12 12 12 12 12 12 12 pense em uma chuva linda so 12

    ResponderExcluir
  24. quem trabalha na prefeitura não tem tempo para ver o que jb e outros fizeram de errado, para isso se vc não sabe existe a justiça ok! budão.

    ResponderExcluir
  25. até que enfim a justiça tarda mais não falha quem fez muita gente sair de granito talvez agora chegou sua vez,
    tudo tem um fim ufaaaa....

    ResponderExcluir
  26. eu ainda ia voltar nele por que devo algum favor mais não sendo ele estou livre.

    ResponderExcluir
  27. tava na ora de alguem reconhecer e e vir para nosso lado o lado das contas em dia

    ResponderExcluir
  28. quem trabalha Deus ajuda e quem não trabalhou honestamente a justiça pune

    ResponderExcluir
  29. O homem vem aí - não ele chegou fazendo justiça ele é Deus tirando os curruptos do meio do caminho e deixando livre para os honestos este é dali Antonio

    ResponderExcluir
  30. o homem vem de que jumento.

    ResponderExcluir
  31. o povo de granito dará nas urnas uma grande vitoria a jb,pelo simples fato,a verdade, o compromisso com o povo, a experiencia administrativa, tudo isso conta ao lado de jb.as discursoes sao normais, a turma do 12 dizem que ganham nao sei em que argumento, kd o 12, que nao fez nada pelas casas populares ,que nao cumpriu com suas promessas, que se fez de coitado em 2008 e hoje vai se fazer de quer pra enganar o povo?

    ResponderExcluir
  32. o jumento ja ta aqui faz tempo, que poder ele tem hoje dentro do municipio?quem ele ajudou ou defendeu nesses 3 anos?agora jb esses que vcs morrem de medo mesmo nao sendo administrador traz barreiros, casas populares, tem carros a disposiçao de qualquer eleitor do brasil.o nhomem ta vondo ai!!!!!!!!!!a galera treme de medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve ser um babão de primeira classe mesmo

      Excluir
  33. ISSO E UM CANDIDATO OU UM BICHO, POIS O NOSSO CANDIDATO E UM HOMEM DE CORAGEM, ATITUDE, LIMPO NA JUSTIÇA E MAIS,HUMILDE,TA BOM PRA VC, BABÃO DE JB.

    ResponderExcluir
  34. VC DEVE TER UMA CONTA GRANDE PARA PAGA A JB,PORQUE VC BABA MUITO ESSE HOMEM ELE NEM TIDAR VALOR DE UMA CACHORRA OTARIO

    ResponderExcluir
  35. ta com inveja é? eu se fosse vc vinha logo pro 13 ainda da tempo.mais tarde que vim e nois nao quer mais!

    ResponderExcluir
  36. AMOR COMO É QUE VAI, VC NÃO ENTENDEU TEM QUE SER FICHA LIMPA,E SE VC QUIZER AINDA TE ESPERAMOS AGORA FAZ POUCO TEMPO QUE PASSEI PORQUE EU TAMBEM AINDA PENSAVA COMO VC É DE AGORA EM DIANTE SOU 12121212121212,É TE CONFESSO AGORA ENCONTREI PESSOAS QUE TRATA A GENTE COMO GENTE É 121212121212121212121.2012 AMOR..................

    ResponderExcluir
  37. do 13 ja corri DEUS me livre numca mais, tambem não devo nem favor a jb ele e que mim deve.

    ResponderExcluir
  38. A FICHA LIMPA APROVOU E NETO CHORÃO JA MUDOU.....E 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12

    ResponderExcluir
  39. NETO NÃO ELE NÃO SABE VOTARKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  40. QUEM DEFENDE CORRUPTO QUE ENRICOU COM O DINHEIRO PÚBLICO E PRIVATIZOU UMA RUA INTEIRA SÓ PARA ELE CONSTRUIU COM VERBA PÚBLICA SÓ DEVE SER DO MESMO BANDO. NOSSA CIDADE MERECE CONTINUAR EVOLUINDO DE VERDADE VAMOS DAR CONTINUIDADE A ADMINISTRAÇÃO HONESTA COM CERTEZA VOTANDO 12 NOSSA CIDADE AGORA ESTÁ BONITA E MAIS ACESSIVEL O POVO MAIS LIVRE SEM MEDO POIS NO PODER NÃO HÁ UM CORONEL E SIM UM ADMINISTRADOR DEMOCRÁTICO.

    ResponderExcluir
  41. São 8 anos inelegível, que alivio o pão será dividido com certeza por mais 8 anos entre toda população e não só com a família do e lano e (grupinho).

    ResponderExcluir
  42. JOAO BOSCO HOJE É RICO AS CUSTA DA PREFEITURA:FAZENDA, IMPRESSAS, CARROS IMPORTADOS, ATE A FAMILIA DE SUA ESPOSA QUE NAO TINHA ONDE KAIR, HOJE POSSUI IMPRESSAS.AS CUSTA DE QUEM? VC6 AINDA TEM CORAGEM DE FALAR EM NEPOTISMO!!!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Kkkkkkkkkkkkkkkk Acho joão bosco um exemplo de admisnitrador pois se não fosse não tinha ninguem tremendo de medo dele kkkkkkk querendo por fim da força que ele não seja canidato mas vai uma lembrança no Tribunal de contas se você não sabe o que eu le resalto é la onde podemos encontrar a dinheirama que o honesto e atal prefeito de granito levou so em diarias...E sim neste no site TRE PE ja saiu os os nomes das pessoas que não poderam ser canidatos e JB hahahahahah não esta nesta lista pra infelicidades de vocês bando de babacas...

    ResponderExcluir
  46. Eu duvido de nada mais já que um tem as contas reprovadas e o outro tem que devolver dinheiro só me resta votar em Antonio de Zuita que não tem nenhuma conta reprovada qd pres. da câmara. Este sim posso confiar.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Eita menino pareçe que o homem ta mais perto de chegar, os resultados das contas sairam o nome dele num tava nao... eu vi o de brivaldo atual prefeito de bodoco. Esse resultado do tribunal de contas faz muitos moquilas tremer nas bases, pois o nome joao bosco tem peso e a maioria dos moquilas que ficam falando mal de JB sao os que se beneficiaram nas suas gestoes... mais ele ta voltando o povo de granito precissa o povo pedi !!! Granito aguarda o desenvolvimento ta chegando....

    ResponderExcluir
  49. será que o homem que votou contra 200 casas
    para granito, este homem é bom para ser candidato
    sim, tem uma frase muito importante time que esta
    ganhando não deve ser mudado é melhor o sr
    dr ronaldo, sabe porque. O HOMEM VEM AI.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  51. cade as casas que ramom joão bosco disseram que ia conseguir para a populão, era so conversa,ate hoje espero pela minha,dr ronaldo sim e um homem de cararter ele não precissa disso não.

    ResponderExcluir
  52. mais a revolta dos quisilas ta grande, ja quebraram ate o jarro da rua, bata na cara de quem vc tem raiva,não destrua a rua não, doente.

    ResponderExcluir
  53. O HOMEM VEM AÍ..... VEM SIM, MAS É DE LONGE MONTADO NUM JEGUE COM UMA BICHEIRA NAS COSTAS; COM MUITA SEDE; UMA LIMITAÇÃO EM SE LOCOMOVER, POIS TEM "PRAN" NAS 4 PATAS..MAS ESTAR MESMO ASSIM FAZENDO ESFORÇO PRA CHEGAR COM JB SENTADO NA "CANGAIA" DE PAU.. SERÁ QUE CHEGA DAQUI PRA OUTUBRO?? CLARO QUE CHEGA, POIS JB TEM MUITA PAIXÃO PELA NOSSA CIDADE!!!QUANTA HIPOCRISIA!!!KKK

    ResponderExcluir
  54. pessoa que ficam de um partido pro outro não se deve confiar, pois fico com pe na frente e outra atraz,logo jb e sua turma deram muita chace para vcs.

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  56. venha quem vier o povo já decidiu é 12, 12,12, 12 ,12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, x

    ResponderExcluir
  57. O povo mais uma irá me orgulhar de ser granitense e dará a resposta a altura como o fizeram na última eleição.

    ResponderExcluir
  58. EU TB ACHO QUE O VOTO SERÁ A FORMA DO POVO DIZER NÃO A QUEM OS SUBSTIMA E AGE CONTRA A VONTADE, SE ACHANDO O MANDA CHUVA MAIS QUEBROU A CARA E AGORA VAI SER MUITO MAIS GOSTOSO VÊ-LO PERDER PRICIPALMENTE DEPOIS DO QUE ELE FALOU DO POVO DA LAGOA NOVA. E DALI 12...

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  60. VOU DIZER UMA VERDADE,QUEM RECEBEU PROMESSAS DE EMPREGO,QUEM FOI ENGANADO,QUEM CONHECE QUEM ADMINISTRA MELHOR O GRANITO, AS COMUNIDADES RURAIS NAO ESTAO NA NET DISCUTINDO, 2012 É O ANO DA VOLTA DE JB. TA ESCREITO AGORA QUEM TA NO PODER E TA GANHANDO TEM QUE DEFENDER MESMO.É 13 DE NOVO.

    ResponderExcluir
  61. adoraria votar em chico roldino pois esse faz muita caridade,tem um coração grande de mais,chico conte com meu voto ok!

    ResponderExcluir
  62. o homem certo para gonverna se chama chico roldinha

    ResponderExcluir
  63. O HOMEM SERÁ QUE AGORA VEM JÁ QUE ACHAM QUE EM GRANITO NÃO TEM HOMEM.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  65. Os vándulos não podem voltar, já destroem sem está no comando imagine se estivessem,tem que ser é punidos por dano ao patrimônio publico, procesados e obrigados a pagar.

    ResponderExcluir
  66. Ou homem honesto é JB tomou o terreno da Prefeitura de Lagoa Nova , Bela Vista e do matadouro.

    ResponderExcluir
  67. ATRAVÉS DO PASSO ACIMA VOCÊS IRÃO VER ESSA A LONGA LISTA OU SE QUISEREM ECONOMIZAR TEMPO É SO COPIAR O LINK E COLOLAR NA BARRA DE ENDEREÇO DO SEU NAVEGADOR LINK http://www.tce.pe.gov.br/processosJoomla/processos/_ConsultaInteressado.asp?interessado=JO%C3O+BOSCO+LACERDA&Button=Enviar:
    ELEMENTAR.

    ResponderExcluir
  68. Completando o que o colega acima disse, alguns dos processos em que as contas dele foram julgadas e rejeitadas: Processo: 0980099-2,
    Processo: 9780029-6 e Processo: 9450030-7, tem outros lá é só dar uma olhada na longa lista.
    ô dó!

    ResponderExcluir
  69. VAMOS MEUS AMIGUINHOS,RESPONDAM SE PUDER(E SOUBER): SÃO QUATRO ANOS DE DR. RONALDO COM MAIS OITO DE ANTONIO,QUANTOS ANOS SÃO AO TODO?

    ResponderExcluir
  70. E O SILÊNCIO SE FAZ... NAO TER O QUE RESPONDER É DIFICIL HEIN?
    HAA..12

    ResponderExcluir
  71. Ouxi, mas todo ano dava para pagar o 13º e a festa do dia 20. Acho que foi a mamada que foi grande, sugaram demais e esqueceram da festa

    que venha 2012 e depois 20 13

    ResponderExcluir
  72. nois quer esse banana mesmo jt pode cer joao bobo sair pra la zica o granito nao precisa de voce politico corrupto.nois queremos antonio de zuita prefeito de granito em breve .

    ResponderExcluir